Pilates – O que é

 

O método Pilates consiste em mais de 500 exercícios utilizando 5 aparelhos e também acessórios específicos, com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente.

É uma forma agradável de realizar atividade física, fácil e que traz resultados rápidos para qualquer pessoa, independente do nível de condicionamento físico, desde que feita uma avaliação prévia.

Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo. Ao invés de realizar várias repetições, o método requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura e alívio de dores.

Para ter músculos bonitos e definidos, é necessário que eles sejam fortes e flexíveis. O Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Tudo isso é conseguido com movimentos fluentes, feitos sem pressa e com o controle necessário para evitar o estresse.

Hoje, cada vez mais pessoas procuram o método Pilates para reabilitar vários tipos de patologias, além de promover a prevenção de doenças através da atividade física, e também para obter uma melhor forma física com um melhor padrão estético.

As aulas são personalizadas e direcionadas às necessidades de cada pessoa. O método une o corpo e a mente, e isto é, exatamente o que as pessoas procuram no dia de hoje.

Princípios do Método: concentração, controle do movimento, centro de força (Power House), movimento fluido, precisão e respiração.